Aos pés do Vulcão Osorno

De Las Cascadas a Petrohue

A pedalada deste dia era aos pés do Vulcão Osorno, uma estrada bonita, paisagem deslumbrante.

A estrada serpenteava a montanha, subindo e descendo. Um pouco mais a frente um presente para nossas rodas, uma bela ciclovia.

Para onde olhávamos havia uma bela pintura.

DSC_1202No caminho estava um dos pontos turísticos mais visitados do Chile, os Saltos de Petrohué.

Rio Petrohué

Os Saltos del Petrohué fazem parte do Parque Nacional Vicente Pérez Rosáles. É um dos mais antigos do Chile, criado em 17 de Agosto de 1962. Possui superfície de aproximadamente 254 mil hectares e localiza-se quase todo na Província de Llanquihue, exceto por uma parte na Província de Osorno.

Amarramos nossas bikes, pagamos a entrada e fomos.

A água é verde esmeralda

As águas de degelo tem uma cor impressionante.

O parque tem uma ótima estrutura, com muitas passarelas por sobre as águas, mas era preciso paciência para disputar os melhores ângulos para as fotos.

As rochas vulcânicas formaram tuneis por onde a água cristalina corre.

A gente sempre que possível evita esses pontos turísticos comercializados, detestamos essa mercantilização da natureza e das pessoas.

Mas sempre constatamos que os pontos turísticos tradicionais não são tradicionais por acaso. São locais de uma beleza acima da média.

Vulcão Osorno e sua água de degelo

Na saída do parque encontramos nossas bicicletas que ficaram amarradas no estacionamento com todas as nossas coisas.

Lá no Parque encontramos com aquele pessoal de ônibus que acampou junto conosco na última parada, naquele camping abandonado.

Continuamos nosso pedal até chegar ao Porto de Petrohué.

Porto de Petrohué

Nesse ponto da viagem precisávamos fazer um tour de barco, por três lagos, precisávamos comprar as passagens no fim da tarde e sair pela manhã.

O preço em dólar torna aquilo um turismo pra rico. A Cruce Andino é uma empresa sediada em Puerto Varas, na Patagônia Chilena, que realiza a travessia dos lagos andinos entre Puerto Varas, no Chile, e Bariloche, na Argentina. A viagem é composta de várias etapas, iniciando em um ônibus em Puerto Varas, trocando-se para um catamarã em Petrohué, para se cruzar o Lago Todos Los Santos até Peulla. Novamente um ônibus até Puerto Frias, já na Argentina. De lá outro barco até Puerto Alegre, onde pega-se mais um ônibus até Puerto Bles e um novo barco até Puerto Pañuelo onde finalmente um último ônibus leva até Bariloche.

Nossa viagem iria começar só amanhã, para hoje precisávamos achar um lugar para dormir. Haviam dois campings, um do outro lado do rio, um barco nos levaria até lá e traria de volta pela manhã. Outro deste lado mesmo, que no caso, foi nossa escolha. Era um camping enorme.

DSC_1221Andamos com nossas bikes procurando um canto pra acampar. Encontramos dois homens em volta de uma churrasqueira que fizeram questão que ficássemos ali perto. Um deles era o Jorginho, brincalhão e falador, os dois estavam com suas famílias em um motor home.

A neta de Jorginho se chamava Taila e grudou na Aninha.

Ana Célia e Taila

Ficamos bem instalados ali próximo.

Nossas belas instalações

Fomos dar uma volta na praia e ao olhar pra cima vimos que dormiríamos de frente ao lago e aos pés do Osorno.

DSC_1228Depois fomos tomar um banho, que pra variar não era dos mais quentes, fizemos um macarrãozinho, tomamos um pouco de vinho de nossos amigos chilenos e dormimos tranquilos.

Nesse dia pedalamos 37,81 km em 3h30m.

Uma resposta em “Aos pés do Vulcão Osorno

1. Pingback: Sobre Lagos e Montanhas: pedal pela Patagônia entre Argentina e Chile | Ciclos, Letras e Quintais…